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Cerveja engorda? Carne vermelha faz mal? Conheça a resposta para 6 mitos alimentares

Foto: iStock.com/Getty Images / Sport Life

Alguns mitos podem pesar a consciência das pessoas que lutam contra o sobrepeso. Contudo, nem todos estes mitos possuem base científica, ou seja, não tem seus resultados comprovados. Sendo assim, preparamos uma lista com 6 mitos para tirar suas dúvidas. Assim, você pode ficar com a consciência tranquila…ou não!

1 – A carne vermelha é faz mal à saúde?

Alguns afirmam que a carne vermelha, provavelmente, é cancerígena, porém, as evidências quanto a este fato são fracas e não comprovam com realidade sua tese. Por outro lado, a carne vermelha é fonte de uma série de nutrientes necessários ao corpo e ao bom funcionamento do organismo, se tornando algo de grande importância na alimentação.

2 – Produtos embutidos como presunto e linguiça podem ser consumidos sem risco?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um documento no qual afirma que a ingestão diária de 50 g de embutidos pode aumentar em 18% a chance de se desenvolver câncer colorretal, pois durante a disgestão, estes compostos podem formar substâncias cancerígenas.

3 – Cerveja engorda?

Sim, a cerveja engorda. Mas não se preocupe, ou pelo menos não se preocupe muito, pois pesquisas apontaram que quem bebe (levando-se em conta vários fatores de igualdade entre os pesquisados) são em média 500 gramas mais pesados. Em tese, a cerveja desperta a fome e os famosos ‘tira-gostos’ são os verdadeiros culpados pelo ganho de peso. Além disso, embora em um primeiro momento a cerveja te faça perder líquidos, em um segundo momento ela retém. Basta não exagerar!

4 – O pão é um alimento saudável?

Depende do pão e com o que ele está acompanhado. Existem diversos pães de diferentes massas. Se consumido de forma correta o pão pode auxiliar em fatores relacionados à resistência de insulina. Os pães integrais são as melhpres opções neste quesito.

5 – Comer reguladamente de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer?

Existe uma teoria de que comer de 3 em 3 horas ajuda a acelerar o metabolismo e contribui para a perda de peso. No entanto, não há como comprovar isso. O que se sabe sobre ela é que comendo várias vezes ao dia acaba promovendo a saciedade, o que contribui para que não haja exageros durante as refeições. Uma dieta nesta informação deve levar em conta vários fatores comportamentais da pessoa.

6 – Café da manhã ajuda a emagrecer e prevenir o sobrepeso?

Ainda não foi concluído nenhum estudo que possa oferecer uma resposta certa para esta pergunta. Um estudo de 2014, publicado pela revista American Journal of Clinical Nutrition, que avaliou 280 pessoas ofereceu a seguinte conclusão: “consumir café da manhã não garante um melhor resultado na perda de peso”.

Written by Matheus Dayrell

Sócio-fundador do i7 Network. Tenho a profissão de jornalismo como uma paixão e estou sempre em busca de constantes melhorias nos conteúdos que escrevo, estando eles, principalmente, entretenimento, esportes e curiosidades. Meu contato: mdayrell07@gmail.com

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