in

Por que o óleo quente espirra durante as frituras?

revijazarja

O terror de quem deseja fritar um ovo ou fazer uma crocante batata frita é o respingo de óleo. Se não houver o cuidado necessário, a fritura suja toda a cozinha e ainda pode machucar a pele de quem está cozinhando; e não é frescura tomar cuidado com os respingos, pois óleo quente pode provocar queimaduras graves.

Mas, afinal, quem nunca se queimou com os respingos de óleo quente? E, pior, quem nunca teve que limpar a bagunça que fica ao redor do fogão depois da fritura? Muita gente desiste de fritas alimentos por conta desses dois fatores, independente do mal que essa gordura pode fazer ao organismo (pois é inegável que o alimento frito tem um sabor diferenciado).

Contudo, você tem ideia do que acontece para que o óleo se comporte dessa forma quando estão sendo feitos os alimentos fritos?

Quando o óleo fica quente (no ponto pra fritar) na panela, a substância fica lá quietinha, produzindo fumaça apenas. Mas, ao adicionar o alimento, a lambança pode começar! De acordo com o professor de Física, Antonio Ruiz de Elvira, o que acontece é que o ponto de ebulição do óleo é mais alto do que o da água, por volta dos 140 graus Celsius, enquanto a água precisa de apenas 100 graus.

Ao fritar os alimentos, eles perdem água (em maior ou menor proporção). Assim, dentro do óleo fervente, o líquido presente na composição da comida é vaporizado instantaneamente, formando bolhas. 

É esse fenômeno que aumenta dramaticamente a pressão na panela, levando o óleo – que envolve a bolhinha formada pelo vapor de água – a estourar. O processo é como uma bexiga superinflada, que não aguenta a pressão e estoura. Assim, o óleo quente espirre para todo lado.

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

Finalmente inventaram uma camiseta preta que não esquenta no sol

Estas 4 famosas abandonaram a depilação e causaram com fotos nas redes sociais