in

Por que o mundo gira ao ficar bêbado?

Jornal Vida Brasil Texas

Está certo que beber como se não houvesse amanhã não é atitude muito saudável. Mas a verdade é que muita gente bebe além da conta de vez em quando, seja para comemorar ou para “desestressar” após um período conturbado. Então, aparecem os sinais de claros de embriaguez, como falta de equilíbrio, mudança de comportamento, enjoo e a sensação de que o mundo está girando a seu redor.

Essa impressão de que as coisas estão girando acontece pelo efeito que o álcool tem nos ouvidos. Sim, ouvidos, não é diretamente do Cérebro. O fenômeno acontece em uma região minúscula, chamada labirinto membranoso, que armazena o líquido endolinfa, responsável por manter as pessoas em equilíbrio.

Enquanto o indivíduo se movimenta, a endolinfa se ajusta para ficar sempre nivelada dentro dessa estrutura no ouvido interno. O local é formado por cílios minúsculos, que são como cabelos bem pequenos, e o excesso de álcool faz com que esses cabelinhos se curvem. Dessa forma, são alterados os sinais que eles enviam até o cérebro.

Vale ressaltar que esses sinais são os responsáveis por manter o equilíbrio, eles ajudam as pessoas a não caírem durante o movimento de sentar, levantar e andar. 

Dessa forma, ao ingerir bebidas alcoólicas, a qualidade desses sinais é alterada, o que acaba deixando o indivíduo tonto e sem noção de espaço. Também, o álcool deixa o sangue mais fino, e quando ele vai para o centro do ouvido, acaba criando uma diferença de densidade entre os líquidos da região, distorcendo até mesmo o formato dos canais do labirinto membranoso.

Tudo isso junto faz com que o cérebro entenda que você está girando! Essa alteração de noção de movimento acaba dando a impressão de que tudo envolta está girando também. Ou seja: parece que tanto você quanto o ambiente estão em movimento rotatório.
Para melhorar a situação, o ideal é manter os pés no chão e olhar fixamente para algum objeto.

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

Bizarro! Mulher se passa por boneca para enganar esposa do amante; assista

Por que é tão difícil abrir os potes fechados a vácuo?