in

6 coisas que podem mudar a cor dos seus olhos

Brightside

Poucas pessoas sabem, mas existe uma série de fatores que podem mudar a cor dos olhos. Não importa a cordo olhos que você tem, provavelmente você já imaginou em como ficaria se tivesse olhos azuis, por exemplo.

O que muita gente não sabe é que coisas como emoções e alimentos podem mudar a tonalidade da íris. 

Ficou curioso? Confira os 7 fatos interessantes sobre exemplos de como a cor dos olhos pode mudar.

1- A felicidade no olhar

O humor pode afetar a cor dos olhos, emoções intensas, por exemplo, alem de alterar o batimento cardíaco também pode alterar a cor da íris. Cores mais vivas podem ser apresentadas em pessoas que estão mais felizes.

2- A cor determinada pela idade

Muitos bebês nascem com os olhos claros e surpreendem seus pais mais tarde quando crescem os olhos ficam escuros. Isso acontece por baixo teor de melanina na íris. À partir dos 3 meses, a cor dos olhos do bebê começa a mudar para um tom mais escuro, se tornando assim castanhos. 

Contudo, os bebês que nascem com a cor dos olhos escuros não sofrem alterações. Segundo estudos, é comprovado que existem pelo menos 13 genes que afetam a cor dos olhos.

3- Alimentação 

Chamada de iridologia, uma teoria mostra que a saúde dos órgãos internos e a cor dos olhos estão ligados. Considerada pseudocientífica por não ter evidências suficientes, a teoria é evidenciada pelo especialista Robert Morse, que acredita que a saúde do cérebro está conectado com o quadrante externo do olho. Para ele, o consumo de frutas e vegetais podem alterar a cor da íris.

A pesquisa de Morse revelou que o consumo de espinafre intensifica o brilho dos olhos, o mel pode trazer um tom mais quente, já os frutos do mar pode adicionar tons mais intensos. Outros alimentos que podem alterar a cor dos olhos são nozes, cebola e azeite.

4- Tons de roupas

Roupas nos tons azuis, turquesas e esmeralda podem reforçar a cor de olhos verdes e azuis. Já cores brancas, cinza e preto traz neutralidade aos seus olhos. Outros fatores que ajudam na mudança, são as cores dos cabelos e o uso de sombras.

5- Clareamento a laser

Arriscadas e podendo causar cegueira, o clareamento a laser é um procedimento que dura apenas 20 segundos. 

Contudo, em 2011, o Dr. Gregg Homer criou um método cirúrgico a laser para mudar as cores dos olhos, no qual a melanina são destruídas, revelando a cor mais claras dos olhos. Ou seja, pessoas com olhos castanhos ficam com olhos azuis que se torna visível em 2 a 4 semanas. 

6- Cor dos olhos camaleão

Isso mesmo, algumas pessoas têm os olhos que mudam de cor, Embora o fenômeno não tenha sido pesquisado, os cientistas acreditam que isso não é uma patologia e sim algo único e que não pode ser herdado. 

Geralmente, as pessoas que têm os olhos cameleão têm olhos verde-azulados ou castanhos-esverdeados. Além disso, os olhos mudam quando há estresse, cansaço, sentimentos amorosos e também ao meio ambiente e a mudança no tempo.

Written by Monique Rossini

Formada em pedagogia em 2011, comecei a atuar como redatora há 4 anos. Hoje, como gestora empresarial de uma multiplataforma de jornalismo independente, produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop estão entre os assuntos recorrentes. Além de gerir uma plataforma, minha atividade principal é escrever utilizando as técnicas de SEO.

5 objetos que seu cachorro não deve comer nunca; o 4º é muito comum, mas fatal

Descubra se a pessoa leu sua mensagem no WhatsApp mesmo se ela tiver “check” desativado