in

Saiba porque os gatos gritam durante o acasalamento

Diário de Biologia

Muitas pessoas acordam a noite com a gritaria de gatos em cima do telhado. Eles fazem muito barulho e não é apenas por disputar uma fêmea. 

É evidente que os machos brigam ao disputar uma fêmea, acabando, sem dó nem piedade, com o adversário. Depois de muita briga, o novo casal começa gritar no telhado “na hora do amor”.

O que acontece é que o órgão reprodutor do gato possui “espinhos”. Por isso, a fêmea acaba gritando. De acordo com alguns especialistas, os espinhos têm a função de estimular a ovulação, aumentando as chances de fecundação.

Fora isso, os machos costumam imobilizar a fêmea através das unhas e dos dentes. Eles mordem a nuca da gata, para prendê-la, assim ela não escapa durante o acasalamento.

Em uma única gestação, a fêmea pode fecundar óvulos de vários machos, por isso é comum os gatos nascerem de várias cores. Além da hereditariedade, os pais diferentes fazem cada filhote nascer de uma cor.

Não há muito o que fazer quanto ao barulho que os gatos fazem de madrugada no telhado. A única forma de conter isso é castrando os bichinhos, pois com a super população de felinos, eles acabam ficando abandonados nas ruas.

Castrar, para muitos protetores de animais, é um ato de amor, pois infelizmente não há tantas pessoas que possam cuidar dos bichanos. Assim, com o controle de natalidade eles também ficam calmos, mais caseiros, evitando barulhos e nascimento de filhotes que não terão donos.

Outra forma de ajudar é adotar, ao invés de comprar gatos. Ajudar instituições protetoras de animais também é uma boa saída.

Written by Carolina Mello

Apaixonada por séries, filmes, animes e tudo ligado a cultura popular japonesa. Amante das artes, leitura e escrita, resolvi fazer de um hobby uma profissão.

Jovem fica com cabeça presa entre trem e a plataforma; veja o vídeo

Conheça os melhores traços das pessoas nascidas em novembro