in

16 truques psicológicos simples para você fazer e que realmente funcionam

Brightside

Existe uma enorme variedade de publicações, seja em livros ou na internet, que trazem informações sobre truques psicológicos. Muitas dessas dicas de neuro-linguística ajudam profissionais a buscarem entender as técnicas para não serem enganados e aprender a manipular as outras pessoas.

Contudo, existem algumas ações que são usadas no dia a dia por quem não é profissional?

A resposta é sim, o Reddit reuniu truques psicológicos que realmente funcionam e podem ser usados por qualquer pessoa. 

1- O sim inevitável  

Se quiser que a resposta seja direta e quase que certo que positiva, nunca pergunte teoricamente usando palavras como “Você poderia …”. Prefira sempre pedir de forma direta, por exemplo, nunca pergunte “Você poderia fazer o almoço hoje”, porque a resposta “sim” resulta em um “sim, teoricamente, eu poderia”. Então faça o pedido dessa forma: “Por favor, faça o almoço hoje”.

2- O desconforto de um olhar 

Se você quiser deixar alguém desconfortável durante uma conversa, fixe o seu olhar no centro da testa um pouco acima dos olhos da pessoa.

3- Tirando a resposta 

Se em uma conversa, a pessoa não responde o que você está perguntando, faça uma pausa no dialogo e continue olhando nos seus olhos. Provavelmente, a pessoa se sentirá desconfortável e continuará a falar, podendo expor mais detalhes sobre o que você quer saber.

4- Fazendo amizade 

Se você quiser se relacionar com alguém e está com dificuldade de iniciar um diálogo, peça para a pessoa que lhe explique algo/ diga, mesmo que você saiba fazer. Isso ajuda a sua relação de atitude.

5- O sim sugestivo 

Se você quer uma resposta positiva ao fazer um questionamento, ao perguntar acene com a cabeça sutilmente. é quase que certo que você receberá uma resposta afirmativa.

6- Não lembro de ter feito 

Se você vê uma pessoa fazendo algo concentradamente e quer o que ela tem em suas mãos, basta estender a sua mão que ela te entregará tudo o que ela estiver segurando. Provavelmente, a pessoa não se lembrará de ter feito isso.

7- Você não pode 

Se você dizer a uma pessoa que ela não pode fazer algo, ela com certeza tentará provar que pode sim e que você está errado.

8- Apoio moral 

Se você começar a concordar com a pessoa mesmo que seja um pouco durante uma conversa, sem perceber a pessoa começará a ficar mais atenta ao que você está dizendo.

9- O desapontamento preciso 

Mesmo gostando de uma oferta, se você quiser diminuir ainda mais, mostre está descontente. Por exemplo, no caso de um preço alto ou no caso de uma reajuste salarial.

10- Levantando animado 

Após o despertador tocar, levante um pouco e comemore como se fosse um jogador que acabara de marcar um gol. Sim, é estranho, mas esse truque te trará um bem estar imediato para levantar.

11- Para os esquecidos

Se você sempre fica em dúvida se lembrou de trancar o portão, desligou o fogão, diga alguma frase que você não diria normalmente ao fazer isso ( a frase deve mudar todo dia). Por exemplo, você diz “Onça azul” e por usa vez o portão fechado, ou “Aranha voadora” e verifica o fogão. Quando pensar no seu portão, você se lembrará dessas frases.

12- Desconcertando o opositor

Quer deixar louco alguém durante uma discussão? Quando ela tentar te envolver em uma briga ou polêmica, fale algo de bom para ela.

13- Não dê opções

Quer fazer algum preguiçoso da equipe realmente trabalhar? Não peça a ele para fazer tarefas usando essa frase: “Faça isso“, prefira a frase “comece com isso“. O truque psicológico consiste em fazer com que a pessoa pense que o trabalho é pouco por começar com algo pequeno.

Após realizado o primeiro trabalho, faça um elogio “Muito bom. Continue”. Provavelmente, a pessoa continuará a tarefa pois entenderá que se trata de pouco trabalho.

14- Falando em público  

Falar em público não é fácil para todo mundo, leve uma garrafa de água com você. Na hora da fala se esquecer algo, pegue a garrafa e tome alguns goles de água para fazer uma pausa.

15- O observador  

Se você perceber que está sendo observada insistentemente por alguém, foque o olhar nos sapatos da pessoa. Pode parecer besteira, mas isso o deixará desconcertado.

16- Evitando confrontos  

Se você sabe que a pessoa não fez algo e não quer acusá-la, diga algo sem ser direto. Por exemplo no lugar de “Você não arrumou a sua cama”, prefira dizer “A cama está desarrumada”.

Written by Monique Rossini

Formada em pedagogia em 2011, comecei a atuar como redatora há 4 anos. Hoje, como gestora empresarial de uma multiplataforma de jornalismo independente, produzo conteúdo sobre o que sou fã. Séries, músicas e tudo que envolve o mundo pop estão entre os assuntos recorrentes. Além de gerir uma plataforma, minha atividade principal é escrever utilizando as técnicas de SEO.

10 vizinhos que não dão a mínima para a ‘política da boa vizinhança’ – PARTE 1

7 coisas que os homens realmente pensam sobre as mulheres gordinhas