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7 coisas que prejudicam o seu sono e você não sabia

Beber suco de cereja antes de dormir - Brightside.me

Já se sentiu sonolento e cansado mesmo depois de uma longa noite de descanso? É muito comum pessoas se sentirem indispostas e com sono após dormir por várias horas ao invés de acordarem com disposição e energia. Um dos motivos para isso acontecer é simplesmente a mudança na programação do seu sono, muito provavelmente você se sentirá abatido ao dormir fora do horário em que seu corpo e mente estão acostumados.

Mas não é só isso que influência na qualidade do seu sono, existem outros fatores que você não imagina, mas é o culpado por prejudicar suas noites de sono fazendo com que você se sinta ainda pior no dia seguinte. Pensando nisso reunimos 7 coisas que atrapalham o seu sono para que melhore sua qualidade de sono ao evitá-los.

1. Fome

Se você tem o costume de ir para a cama com a barriga vazia, seja por causa de uma dieta, ou por falta de apetite, saiba que quando o seu corpo sente fome você dormirá mal. Mas é claro que também não é nada bom comer demais antes de dormir, então recomendamos que coma um lanche leve pelo menos uma hora antes de dormir, ele te dará a energia necessária para uma boa noite de sono.

2. Quarto limpo

Talvez você não se importe com a bagunça ao seu redor, mas o seu cérebro sim. Ela causa incomodo ao seu subconsciente, além disso, a poeira não faz bem a ninguém e uma das coisas que mais acumulam pó é a cortina. Assim que possível tente limitar a quantidade de objetos e utensílios no seu quarto e deixe o seu quarto sempre limpo para facilitar a respiração, principalmente se você tem problemas renais.

3. Ambiente abafado

Se você não gosta muito de frio, talvez prefira um quarto quente e aconchegante, no entanto, por mais que se sinta confortável, uma temperatura alta prejudicará o seu sono. Se você tem dificuldade para dormir com a janela aberta, uma alternativa é abrir por aproximadamente 10 minutos antes de ir dormir. A temperatura recomendada é de 21 a 23 graus.

4. Dormir sobre a barriga

Cada pessoa tem uma posição diferente para dormir que se sinta mais confortável. Mas existem posições que são adequadas e outras não, A maioria das pessoas costumam dormir de lado ou de costas. Ao dormir com a barriga para baixo a medula espinhal e os músculos não ficam relaxados, o peito fica pressionado dificultando a respiração. Essa posição em especial não é recomendada para pessoas que sofrem com problemas cardiovasculares, doenças pulmonares ou aterosclerose. Pode ser que seja difícil não dormir na posição em que é acostumado, nesses casos troque de posição aos poucos.

5. Dormir com animais de estimação

O sono dos animais é diferente dos seres humanos, é difícil encontrar um animal que durma a noite toda. Então se você costuma dormir com animais de estimação como cães e gatos, saiba que esse hábito pode ser a causa da falta de qualidade do seu sono. Isso porque muitas vezes eles podem ter acordar durante a noite para pedir alimento ou fazer suas necessidades ou simplesmente por ficar se movendo sobre você.

6. Doces

Já mencionamos que um pequeno lanche antes de dormir beneficia o seu sono, mas e o que dizer sobre os doces? O açúcar é como qualquer alimento para o nosso cérebro e pode fazê-lo continuar desperto durante a noite, arruinando sua noite de descanso. Se você gosta de comer chocolates principalmente, saiba que ele pode causar insônia também por causa de sua cafeína.

7. Pernas inquietas

Um dos motivos que causa a sensação de cansaço ao acordar é algo chamado “síndrome das pernas inquietas”, muitas vezes é difícil de perceber, mas muitas pessoas podem acionar um movimento involuntário nas pernas enquanto dorme como uma espécie de tremida. Esse movimento pode acordar o cérebro o tempo todo atrapalhando o sono.

Para tentar resolver este problema comece por deixar de tomar café ou outros alimentos que contenham cafeína. Mas se o seu caso for mais grave, é recomendado procurar um médico que prescreverá medicamentos para essa síndrome.

Bônus: Tome suco de cereja

A melatonina é responsável pelo relógio interno do corpo e as cerejas são uma fonte natural que além de ser deliciosas ajudam a melhorar a qualidade do seu sono, se você gosta de cereja poderá tomar o suco da fruta e perceberá a diferença ao acordar.

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