in

Coisas erradas que seria melhor você desistir de fazer na cozinha

Empilhar a louça incorretamente pode danificar seus utensílios - © Depositphotos

É fácil se acostumar com padrões e exemplos de tudo que está a nossa volta e isso pode fazer com que você se esqueça que muitas coisas do dia-a-dia seguem um conjunto de regras que precisam ser seguidas para que tudo ocorra bem, principalmente quando se trata do seu próprio lar.

A rotina faz com que as pessoas realizem tarefas de modo automático e sem prestar a devida atenção. Pense por exemplo em sua cozinha, lá existem utensílios que precisam de certa dose de cuidado em manuseá-los, como por exemplo, panelas, copos, pratos e até mesmo tábuas de corte. Sem perceber você talvez esteja diminuindo as condições de uso desses objetos e pensando nisso reunimos algumas sugestões de coisas erradas que não é recomendado ser feito na cozinha.

1. Temperatura

Consegue imaginar o que aconteceu com a tampa de vidro da imagem acima? Talvez você pense que a tampa sofreu uma queda que causou a rachadura posteriormente, mas o que muitas pessoas não sabem é que ao lavar a tampa de vidro temperado com água fria e em seguida cobrir uma panela quente pode causar choque térmico. Como consequência o vidro irá estourar. Além do exemplo citado outros motivos que causam o choque térmico são: derramar líquido frio em uma panela quente e aquecer a panela logo após retirá-la da geladeira.

2. Improvisação

Muitas pessoas tem o costume de improvisar quando se trata de cozinhar, mas nem sempre essa é uma boa opção. Para evitar se machucar e danificar seus utensílios é necessário seguir algumas regras básicas como: nunca utilizar uma faca comum como um abridor de lata, não utilizar objetos de plástico como tampa para panelas, recipientes de plástico para alimentos se deformam em forno microondas. 

3. Tábua de corte

Existem tábuas de corte de pedra, plástico, vidro, madeira, entre outros. Cada uma delas tem sua própria característica, no entanto costumamos usar todas elas da mesma maneiro, um exemplo é a tábua de mármore, esse modelo tem uma ótima qualidade e é durável. No entanto, elas não são boas para facas, esse tipo de material costuma danificar a serra de corte delas e você precisará trocar seu jogo de faqueiro com muito mais frequência.

 As tábuas de madeira não podem ser deixadas submersas na água por muito tempo, pois com o tempo pode causar manchas, rachaduras e espalhamento de germes.

4. Secar a louça

Pode ser que você use a mesma técnica da imagem acima para secar sua louça, mas isso pode não ser uma boa ideia. Por exemplo, tábuas de cortes como já mencionas anteriormente, não secarão adequadamente em conjunto com qualquer outra coisa que esteja molhada. Além disso, ao tentar retirar o ou colocar qualquer objeto no secador pode causar um acidente indesejável e quebrá-los.

5. Armazenamento

Os seus utensílios pode ganhar um cheiro ruim se não forem armazenados da forma correta, mas algumas regras simples pode ajudar a evitar esse problema. Sempre guarde seus objetos de cozinha em um um lugar com ventilação, principalmente quando se trata de peças feitas de barro ou cerâmica, pois elas absorvem ainda mais o cheiro.

6. Lavar panela de ferro fundido

Panelas e frigideiras feitas de ferro fundido são ótimas para preparar alimentos, mas também precisam de alguns cuidados especiais quando se trata de lavagem. Nunca deixe esse tipo de material na água por muito tempo e é necessário cuidado para não lavá-los com muita força.

7. Riscos

Uma das preocupações de quem cozinha é riscar panelas e frigideiras antiaderentes, para que isso não ocorra é muito importante tomar cuidado com pequenos ossos, espátulas e talheres de baixa qualidade. Opte por usar um utensílio de plastico, será sua melhor escolha. Ao lavar tome cuidado com as esponjas, por exemplo, as sobras de café podem se esconder em uma esponja e danificar sua panela.

9 pais ‘sem noção’ que ‘mataram’ seus filhos de vergonha

10 fotos de casamento que não deram certo