in

Saiba aqui se você é viciado em trabalho

Superinteressante

Todo tipo de vício pode prejudicar a saúde. Afinal, a regra para alcançar a felicidade e o bem estar é o equilíbrio, e isso também abrange o trabalho. Nos últimos anos, com o acirramento da competição no mercado de trabalho e a crise mundial, muitas pessoas se viram obrigadas a focar na profissão, para que a carreira não entre em risco.

Contudo, o foco excessivo no trabalho pode ter efeito contrário. Uma pessoa que não consegue se desligar do emprego, mesmo fora dele, acaba deixando de lado o que também é importante na vida, como seu parceiro, filhos, pais, amigos etc. Um sintoma desse isolamento é quando seus “melhores amigos” passam a ser aqueles que, de alguma forma, têm ligação com seu serviço.

Outros sintomas também são clássicos, como olhos (vista) cansados, fadiga constante (mesmo após uma noite de sono), insônia (pois a mente passa a noite pensando nos problemas do trabalho), perda de paciência, sensação de improdutividade, vontade constante de desistir ou de incapacidade de exercer o trabalho que sempre fez, perda de memória e isolamento social. 

Se você se identificou com pelo menos 80% desses sintomas acima, hora de repensar suas prioridades! Mas, para levar para o lado do humor, segue uma listinha para ver se você consegue se identificar sorrindo!

  1. Viciado em trabalho não tem quarto, tem escritório;  
  2. Viciado em trabalho não tem amigos, tem contatos;
  3. Viciado em trabalho não tem vida, tem carreira;
  4. Viciado em trabalho não tem sonhos, tem projetos;
  5. Viciado em trabalho não tem encontros, tem reuniões;
  6. Viciado em trabalho não toma cerveja, toma decisões;
  7. Viciado em trabalho não faz amor, descarrega o estresse;
  8. Viciado em trabalho não navega na internet, faz pesquisa;
  9. Viciado em trabalho não tem domingo, tem hora-extra;
  10. Por último, fique tranquilo: um viciado em trabalho não fica lendo esses posts, ele trabalha.

Agora que conseguiu sorrir um pouco, lembre-se que a vida passa muito rápido para focar apenas no trabalho, há muito mais pelo que lutar e ser feliz no mundo fora do serviço!

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

7 histórias de casais que provam que o destino existe

Homem desafia mulher a tomar cerveja e o pior acontece; veja o vídeo