in

Médicos pedem e brasileiros passam a guardar os dentes de leite, saiba a razão

Reprodução / Instituto Pensi

Os médicos estão chegando a um consenso sobre o avanço nas pesquisas envolvendo as células-tronco. O que isso tem haver com o dente de leite de uma criança? Tudo. No começo das pesquisas, muito se falava em congelar o cordão umbilical, mas esta prática está cada vez mais ficando no passado. As mais recentes pesquisas deram conta de que os dentes de leite possuem muito mais capacidade de gerar o material necessário.

Uma outra enorme vantagem dos dentes de leite sobre o cordão umbilical é justamente a quantidade. O cordão precisa ser congelado e ficar em perfeito estado, sendo que somente há um cordão e o mesmo deve ser removido imediatamente e levado para tratamento assim que o bebê nasce.

Com a conclusão de que os dentes de leite são os perfeitos substitutos, a quantidade amostral é absurdamente maior, já que são muitos dentes, e a programação para armazenamento do mesmo se dá de forma mais fácil, haja vista os pais têm um período de tempo melhor para se programar e fazerem a escolha do local onde vão guardá-los.

Porque o dente de leite

A primeira das vantagens já foi exposta no parágrafo anterior, ao todo serão 20 dentes disponíveis para ser guardados, muito melhor do que um cordão umbilical que precisa ser imediatamente guardado para que não sofra danos. A aplicabilidade clínica é ampla, os dentes têm o chamado ‘poder de multiplicação’ quando são postos ‘in vitro’, uma capacidade que as células tronco advindas dos cordões não possuem.

A outra evolução é a ‘linhagem celular’ que são do tipo ‘mesenquinmal’, mais resistente e com mais facilidade de se conseguir. A do cordão umbilical é do tipo hematopoiética.

Written by Bruno Araújo

Trabalho com editoriais para plataformas de notícias há mais de 6 anos, sou formado em engenharia industrial e gosto de escrever matérias sobre futebol, televisão, política, entre outras. Quer falar comigo? jesus.brunoaraujo@gmail.com

Saiba quais são os signos mais dependentes do parceiro

7 imagens que você nunca viu, mas sempre teve curiosidade de ver