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5 exercícios para fazer suas dores nas costas sumirem

Reprodução / Brigthside.me

Há vários fatores que influenciam para o surgimento de dores nas costas, um dos principais causadores é a idade, mas o modo como você cuida de suas costas também pode causar essa consequência com o tempo. Pode ser que você tenha o costume ou é obrigado a trabalhar em um certa posição que não são saudáveis para as costas, ou um acidente pode ter causado o surgimento de dores frequentes. 

Na maioria dos casos, a dor nas costas é causada por um espasmo em um dos músculos, qualquer um de nós podemos sentir essa dor a qualquer momento, porém, para a felicidade de todos as dores podem ser reduzidas ou eliminadas com facilidade através de alguns exercícios de alongamento que você mesmo pode fazer sozinho em casa. Separamos uma lista com os mais eficazes exercícios para aliviar as dores nas costas rapidamente.

1. O exercício do gato-camelo

No vídeo abaixo você aprenderá um dos exercícios que tem o objetivo de alongar os músculos que estabilizam a coluna, realizar a mobilização das costas, a reduzir a rigidez e ganhar flexibilidade sem irritar o pescoço. 

2. Cobra deitada

Esse é o nome dado para a posição em que você precisa ficar deitado de bruços no chão com pernas e mão esticadas ao lado do corpo e as palmas das mãos viradas para o teto. O objetivo é contrair os músculos da região lombar levantando a cabeça, peito, pernas e braços do chão como na imagem abaixo. Esse exercício resulta em uma melhora na sua força central, ajuda a manter uma boa postura e no fortalecimento dos músculos superiores das costas. 

3. Prancha lateral

Esse procedimento consiste em deitar-se de lado com os joelhos retos. Para fazer da forma correta coloque o cotovelo esquerdo no chão alinhado ao seu ombro e levante o seu corpo com a força do seu antebraço, como na imagem abaixo. Em seguida, levante o outro braço até que esteja na mesma posição que o pescoço. Mantenha a posição por 60 segundos com a coluna reta e respirando profundamente.

4. Inseto morto

Como posição inicial, deite seu corpo no chão com os braços levantados em direção ao teto, em seguida pressiones os músculos abdominais e aperte a parte inferior das costas. Dobre as pernas a 90º e inspire profundamente. Feito isso, expire enquanto abaixa o braço esquerdo e a perna direita simultaneamente, volte para posição inicial e repita entre 5 a 10 vezes de cada lado. 

5.  Pombo reclinado

O resultado desse exercício vai te ajudar a aumentar a mobilidade nos quadris aliviando as dores do nervo ciático. Como fazer? Primeiro levante o tornozelo direito e cruze sobre o joelho esquerdo formando o número 4 como na imagem acima, em seguida segure a perda esquerda na região da coxa com as duas mãos em direção a sua cabeça até sentir o alongamento. Mantenha a posição por cerca de um minuto respirando profundamente. Após isso repita o exercício com a outra perna.

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