in

Você já viu um teclado japonês?

Site Muito Japão

Cada teclado é feito para facilitar a vida de quem escreve em uma determinada língua. Em português do Brasil, por exemplo, há teclas para o acento grave e o Ç, que são símbolos próprios de quem escreve no país. O mesmo acontece para os demais idiomas, para os espanhóis, existe a tecla “Ñ“, já os gregos podem contar com letras como “alfa“, “beta” e “gama” em seu teclado. 

Enquanto a diferença entre os teclado de outros países forem apenas alguns caracteres, fica fácil de imaginar. Mas já pensou como é o teclado de quem escreve em japonês? Idiomas não-ocidentais são muito diferentes. Na terra do sol nascente, eles escrevem com dois silabários de 43 caracteres (no Brasil, alfabeto tem só 23 letras) e ainda contam com um sistema de centenas de ideogramas, que são sinais que representam conceitos ou ideias.

Agora, como será que esse amontoado e símbolos cabem em um teclado de computador? Como sempre, os japoneses precisaram usar o raciocínio lógico e muita criatividade. Confira como ficou!

No teclado japonês, as sílabas mais usadas são acessadas diretamente, enquanto as menos usadas podem ser escolhidas com a ajuda de teclas de apoio. Já os ideogramas da língua aparecem na tela dos programas de edição de texto – afinal, não caberia tanta informação no teclado.

Para quem não conhece a língua japonesa, pode parecer complicado, mas basta se habituar à configuração do teclado. No dia a dia, os principais elementos da escrita são dois silabários (conjuntos de sílabas), cada um composto por 43 caracteres. Desse total, os mais usados aparecem impressos diretamente no teclado, facilitando bem a vida de quem precisa escrever. Os menos usados também aparecem impressas, mas em tamanho menor, então são escritas se clicar o shift junto.

Já para as centenas de símbolos, o usuário utiliza um programa de edição de texto, que mostra uma lista de todos os ideogramas. Então, basta clicar no atalho da lista (digitando alt + “) e escolher; quase o mesmo que os brasileiros escolhendo seu emoji!

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

O modo como você segura a mão do seu parceiro diz muito sobre o seu relacionamento

5 coisas que fazemos errado todo dia; a 3ª você faz com certeza