in

Cuidado, a síndrome do cabelo pode amputar os dedos dos bebês

Revista Veja

O nascimento de uma criança traz esperanças e muita alegria para qualquer família. O principal intuito dos pais quando recebem a criança em casa é proteger e cuidar da melhor maneira possível, assim, procuram esconder os perigos que a casa pode oferecer para o mais novo membro da família, mas, as vezes, os próprios pais podem ser o perigo para o bebê.

O risco é grande

Um casal decidiu abrir sua história como forma de alerta para que outros pais não precisassem passar pelo desespero que eles sentiram com o filho, Erza, de apenas quatro meses que quase teve seus 4 dedos do pé amputados.

Alex, mãe da criança, acordou com o barulho do choro do bebê e como de costume o segurou para amamentar, mas a criança se recusou a comer. Quando ela foi troca-lo observou que seus dedinhos do pé estavam extremamente vermelhos, ela se assustou, olhou com mais atenção e viu que havia um fio de cabelo enrolado entre os dedinhos da criança.

Alex observou que o fio de cabelo era dela, em seguida fez a retirada, cuidadosamente do fio e levou o bebê ao pronto-socorro onde o médico se certificou de que os dedinhos do menino estavam bem, se Alex não tivesse visto a tempo, a criança teria que ser amputada. 

A mãe do bebê disse que espera que sua experiência sirva de lição para todos os pais e que eles se certifiquem de que não há nenhum fio de cabelo no berço, roupas, fraudas e meias das crianças, para que o perigo seja evitado. 

Já ouviu falar?

O caso raro de Erza é mais conhecido como Síndrome de Torniquete de Cabelo, e acontece quando um fio ou algum material se enrola em alguma parte do corpinho do bebê e impede a circulação de sangue na região, em casos mais graves, essa síndrome pode levar a amputação. 

Nos primeiros meses de vida da criança é mais provável que isso aconteça, pois algumas partes do corpo da criança ainda estão extremamente sensíveis e o menor do objetos pode machucar. Fica o alerta para os pais, estejam sempre atentos aos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. 

Leia Também

Written by Bruno Araújo

Trabalho com editoriais para plataformas de notícias há mais de 6 anos, sou formado em engenharia industrial e gosto de escrever matérias sobre futebol, televisão, política, entre outras. Quer falar comigo? jesus.brunoaraujo@gmail.com

Next post

Pesquisa afirma: estes são os melhores tipos de homens para serem pais

7 erros que você comete na hora do banho e que podem prejudicar sua saúde