in

7 erros que você comete na hora do banho e que podem prejudicar sua saúde

Veja São Paulo

Nada melhor que um banho revigorante no final do dia depois de horas de trabalho, concorda? Em um país tropical como o Brasil, o banho é um ritual diário e a maioria das pessoas não abre mão desta higienização que traz conforto e bem estar. Mas talvez o que você talvez não saiba é que algumas atitudes erradas tornam o seu banho prejudicial a sua saúde; entenda.

7 erros que você comete na hora do banho e que podem prejudicar sua saúde

O banho deve ser prazeroso e revigorante, mas é preciso ter alguns cuidados. Veja o que você deve evitar ao tomar banho para não colocar a sua saúde em risco:

1 – Não controlar a temperatura da água

Algumas pessoas optam pelo banho bem quente, outras gostam de se banhar na água fria, contudo nenhuma das duas opções é a melhor para a sua saúde. O correto é contrastar a temperatura da seguinte maneira, tome um banho quente e relaxante e nos últimos trinta segundos altere para o gelado. Esta atitude ajuda no combate ao estresse, fortalece o sistema imunológico e funciona como antidepressivo. Este método não deve ser usado antes do sono.

2 Lavar cabelo todos os dias

Essa não é uma prática recomendável principalmente para aqueles que tem cabelos compridos. Lavá-los todos os dias deixa os fios mais finos e enfraquecidos. O ideal é lavá-lo duas vezes por semana.

3 Envolver o cabelo com uma toalha

Enrolar os cabelos com uma toalha logo depois de lavá-los é um péssimo hábito isso porque provoca a quebra dos fios deixando-os enfraquecidos. Além disso ao enrolar os cabelos ainda quentes depois do banho faz com que as glândulas sebáceas comecem a trabalhar ativamente deixando os fios opacos.

4 Não limpar o chuveiro


Talvez você nunca tenha pensado em limpar o chuveiro e como a sujidade acumulada nele pode afetar a sua a saúde. A sujidade pode acumular bactérias e fungos prejudiciais à saúde como doenças respiratórias e infecciosas. Faça a higienização do equipamento periodicamente de acordo com as instruções do fabricante. 

5 Uso incorreto do sabonete


O uso incorreto do sabonete está relacionado ao modo que ele é acondicionado no banheiro. É preciso deixar o sabonete em um local livre de resíduos e água, comumente as saboneteiras acabam acumulando liquido onde as bactérias podem se proliferar e infestá-lo.

6 Uso da toalha por muitos dias


Este é um hábito muito comum, a maioria das pessoas usam a mesma toalha para se secarem durante vários dias e até mesmo por semanas. Esta atitude faz com que a toalha fique úmida por muito tempo tornando-a ideal para proliferação de fungos, microrganismos e bactérias. O ideal é trocar a toalha a cada três dias.

7 Deixar a esponja no banheiro


Embora o banheiro pareça ser o local ideal para deixar a esponja, saiba que na verdade este é um grande erro. Ao deixá-la pendurada neste ambiente permitimos que várias bactérias se reproduzam em alta velocidade. O correto é que se guarde a esponja em um lugar seco e arejado, e apenas pegá-la para uso na hora do banho.

É indispensável para a saúde manter a higiene corporal, assim, é preciso ficar atento a cuidar melhor do seu corpo, afim de evitar males realmente benéficos.

Written by Fabiana Batista Santos

Redatora Web há 5 anos. Prezo por desenvolver conteúdo de qualidade para levar informações úteis e pertinentes ao maior número de pessoas possível. Especialista em TV e Famosos, entretenimento, curiosidades, notícias do Brasil e mundo, decoração, saúde, entre outros.

Cuidado, a síndrome do cabelo pode amputar os dedos dos bebês

Mulher ciumenta sonha que foi traída e se revolta: ‘quem é Aline?’