in

Existe um motivo para querer tomar outra xícara de café horas após a primeira

eCryar

Café é mais que um hábito no Brasil, é uma tradição. Desde o “café da manhã” até a reunião de trabalho, é comum encontrar uma xícara da bebida sendo servida durante todo o dia. Com isso, tem muita gente que não consegue começar o dia sem uma xícara de café ou não consegue passar um dia sequer sem tomar seu cafezinho

Se você sente que não consegue entrar no ritmo antes da primeira dose de café, saiba que essa não é apenas uma “sensação”. Além disso, muitas pessoas acreditam que não é possível ter um dia produtivo sem as próximas xícaras. E isso não é um mito.

A cafeína, contida na maioria dos cafés comuns, é a responsável por aumentar a produção de adrenalina no corpo. Essa substância é, um neurotransmissor que ativa o metabolismo e ritmo cardíaco do corpo humano. É por isso que, depois de tomar uma boa xícara de café, a sensação de disposição aumenta. Por outro lado, quem não tem o hábito de tomar muito café, pode sentir o coração acelerado após abusar da bebida. 

Mas por que isso acontece? 

Essencialmente, a cafeína é um estimulante. Ou seja, ela funciona como um acelerador do seu sistema nervoso, te deixando mais alerta e disposto. Também, essa substância tem efeito vasoconstritor, estreitando os vasos sanguíneos, o que aumenta a pressão arterial em alguns casos.

Por isso, nos primeiros 10 minutos após a ingestão do café, você tem o seu ritmo cardíaco acelerado e a pressão sanguínea relativamente aumentada.
Também acontece um aumento na capacidade de concentração e diminuição do cansaço. A adrenalina liberada chega até a aguçar a visão.

A cafeína também diminui a reabsorção de dopamina do sangue. Ao aumentar a quantidade dessa substância na corrente sanguínea, há uma sensação agradável de satisfação. Esse efeito é um dos grandes responsáveis ​​para que a cafeína seja tão viciante, afinal, quando a cafeína acaba, seu organismo “pede” uma nova injeção de ânimo e você acaba se deliciando com uma nova xícara de café..

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

Café pode cortar o efeito de alguns medicamentos, segundo estudos

5 das namoradas mais ‘psicopatas’ de todos os tempos