in

Se você costuma tomar café com o estômago vazio, cuidado!

Divulgação / VIX

Acordar cedo, sonolento e sentir que precisa de um café para começar o dia é uma sensação bem comum. Em algumas manhãs, a ansiedade por aquela primeira xícara de café pode ser quase insuportável. Mas quebrar o jejum da madrugada com essa bebida pode não ser uma boa ideia para o organismo.

Algumas pesquisas já comprovaram que esse hábito de tomar café em jejum é péssimo. Como resultado, o corpo denuncia o mau hábito com um problema incômodo e super comum. Então, todos os amantes do café realmente precisam saber disso!

O estômago é um órgão realmente sensível. Em jejum, ele fica mais vulnerável, e uma bebida forte como o café, principalmente muito quente, pela manhã, pode não fazer muito bem.

Mesmo com o fato de que tomar café com o estômago vazio seja um dos hábitos mais comuns das pessoas, a verdade é que essa tradição do café preto para “assustar o estômago” pode fazer bastante mal. Um novo estudo aponta que beber café sem comer nada antes é uma das principais causas de inchamentos do estômago, causando, inclusive, gases.

Em contato direto com o ácido hidro clorídrico, que existe no estômago, o café irrita as paredes do sistema gastrointestinal. Essa irritação é que pode causar gases e inchaço. Se o hábito permanecer por mais tempo, pode causar a Síndrome do Intestino Irritável, um distúrbio intestinal que causa dores na barriga, gases, diarreia e constipação.

Para evitar complicações, tomar o café com um pouco de leite pode diminuir os efeitos da bebida no estômago vazio. Contudo, o ideal mesmo é ingerir um bom lanche antes de dar os primeiros goles no tradicional cafezinho da manhã.

Written by Mayra Michel

Jornalista por formação e vocação. Apaixonada pelos desafios da escrita e pelo aprendizado diário do Português. Na caminhada da Comunicação desde 2004, ainda tem muito o que viver nessa profissão que "quem conhece, não esquece jamais" (sim, sou mineira!).

15 sinais de que você não é mais o mesmo e ainda não percebeu

Mulher tira fotos durante visita ao museu e descobre algo aterrorizante