Quem tiver muita sorte, viverá o bastante para assistir a uma realidade impossível de fugir: um dia os cabelos ficarão grisalhos. Para alguns, os fios ficam totalmente brancos, perdendo o vínculo com a cor que sempre o acompanhou. Essa é uma das transformações que o corpo passa com a chegada da maturidade, e é comum a todos os seres humanos.
Então, justamente por ser comum a todos, a chegada dos cabelos grisalhos tem sua explicação médica e científica.
Tudo acontece por “culpa” da melanina. Ela é uma espécie de hormônio, produzido pela pele, que determina a intensidade da cor do cabelo.
A cor da pele e dos cabelos é determinada geneticamente, por isso, mesmo com a melanina agindo igualmente em todas as pessoas, a genética determina que algumas pessoas ficam com os cabelos brancos antes das outras.
Contudo, há outros fatores, além da genética, que podem alterar a coloração dos cabelos. As principais são estresse, trauma, doenças (e alguns remédios fortes) e medo. Esses elementos podem acelerar o processo de aparecimentos dos fios grisalhos, independente da idade. Há casos de crianças com mexas brancas nos cabelos após alguma situação extremamente traumática.
Mas, no geral, a idade (envelhecimento) é a principal causa da descoloração do cabelo. Isso acontece porque, em algum momento da vida, a produção de melanina começa a diminuir. Alguns cientistas que afirmam que o acúmulo de peróxido de hidrogênio (o mesmo da “água oxigenada” que também é produzido pelo nosso organismo) acaba impedindo a produção de melanina com o passar dos anos – o que também aumenta os fios brancos.
Estudos mostram que, depois dos 30 anos, as chances de ficar com o cabelo branco aumentam de 10% a 20% a cada década. Entretanto, ainda é impossível precisar o momento exato em que os cabelos ficam grisalhos.