in

7 alimentos que parecem inofensivos, mas que podem causar overdose

Fatos Desconhecidos

A maioria das pessoas gostam de apreciar uma refeição ou a sua bebida preferida. Existem várias maneiras de satisfazer o paladar, mas é necessário tomar alguns cuidados. Afinal de contas, qualquer coisa em excesso pode ser prejudicial ao organismo. 

Por isso é importante que as pessoas tenham consciência ao ingerir os alimentos. A alimentação deve ser equilibrada ou pode trazer sérios malefícios à saúde. A diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose. Aquilo que pode ser bom para o corpo, caso seja usado em quantidades inadequadas podem causar graves danos.

No entanto, muita gente desconhece esse fato. Esse artigo vai elencar alguns alimentos que aparentemente são inofensivos, porém se usados em grande quantidade podem causar uma overdose.

1 – Molho de soja

É um tempero bastante apreciado, principalmente pelos japoneses. No ano de 2013, um rapaz americano fez uma competição para saber quem conseguiria tomar uma garrafa do molho de soja. O jovem sofreu uma convulsão e perdeu a consciência. Os médicos que prestaram atendimento disseram que o rapaz teve uma desidratação severa devido a grande concentração de sódio no produto.

2 – Chá

Em 2014, um homem precisou ser internado com insuficiência renal. O problema de saúde ocorreu por causa da grande quantidade de chá gelado que ele ingeriu. O oxalato, substância presente no produto, acabou danificando seus rins. Ele tomava em torno de 16 xícaras por dia.

3 – Noz-moscada

É um tempero bastante apreciado na culinária. Ingerir em pequenas quantidades não tem nenhum problema, mas se a pessoa comer duas colheradas desse tempero vai ter terríveis alucinações.

4 – Creme dental

A embalagem do produto antigamente sempre alertava para não engolir. A ingestão em grande quantidade pode provocar uma baita dor de estômago. Além disso, para os pequenos que ainda possuem o organismo com pouca resistência, a ingestão de flúor em excesso pode provocar até a morte.

5 – Refrigerante

Essa bebida é altamente rica em açúcar, sendo um dos piores ingredientes para o organismo. De acordo com estudos, a dose leta de açúcar é de 0,5 oz para 1kg de peso corporal. Isso quer dizer que se beber em grande quantidade a pessoa pode sofrer uma overdose facilmente.

6 – Atum

Esse peixe é muito apreciado, além de ser considerado requintado. Mas, muita gente não sabe que comer atum pode ser perigoso. O motivo é que alguns desses peixes podem ter mais mercúrio que outros, acarretando danos terríveis ao corpo.

7 – Alcaçuz

Se uma pessoa ingerir 100 gramas por um período de duas semanas já é o bastante para provocar danos ao coração. O alcaçuz tem glicirrizina, sustância que causa diminuição de potássio. Isso pode provocar a elevação da pressão arterial ocasionando insuficiência cardíaca.

Noivas são incendiadas durante o casamento; assista

Seu casamento estava praticamente destruído, mas uma pergunta foi capaz de mudar tudo