in

O ingrediente que todo molho de tomate tenta esconder de você

Reprodução / Montagem / Divulgação

O popular quebra galho de molho de tomate e extratos, que podem ser encontrados nas prateleiras dos mercados por menos de R$ 1 (em alguns estados), têm alguns itens em sua composição que são escondidos da maioria das pessoas, pior a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, sabe bem disso.

Pelos de ratos são tolerados em molhos e extratos de tomate

Existe uma resolução de 2014, emitida pela Anvisa, que permite e estabelece um limite máximo para a presença de ‘corpos estranhos’ como pelos de ratos e fragmentos de insetos nesses produtos, mas infelizmente isso não está apenas associado aos produtos do tomate, confira.

Se você por acaso achar pelo de rato, a nojenta pata de uma barata ou qualquer outro corpo estranho em sua comida…

Por mais estranho e nojento que isso possa parecer, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 14), válida desde 2014, prevê a possibilidade sem punição para empresas, desde que respeitado os limites previstos na mesma, que são: um pelo de roedor pode ser encontrado a cada 100 gramas de chocolate, a cada 10 gramas de molho de tomate.

Os pedaços de inseto picados, como patas de baratas, dentre outros, deve estar dentro da seguinte tolerância: são permitidos até 75 fragmentos a cada 50 gramas de farinha, no caso dos chás como hortelã ou menta, o número chega a impressionantes 300 fragmentos a cada 25 gramas do produto.

Embora a legislação dê amparo à indústria para que você possa se deparar com fragmentos de bichos por aí, veja a opinião da engenheira de alimentos Pryscilla Casagrande, coordenadora do Proteste:  “Dói o coração saber que você pode encontrar fragmentos de roedores
ou insetos em um chocolate, por exemplo. E a resolução não deixa claro a
dimensão disso, meia barata já é um fragmento. Mas a questão não é simplesmente
se faz mal à saúde, mas sim a credibilidade. É muito ruim saber que a indústria não
teve todos os cuidados de higiene para o controle da qualidade”.

Written by Bruno Araújo

Trabalho com editoriais para plataformas de notícias há mais de 6 anos, sou formado em engenharia industrial e gosto de escrever matérias sobre futebol, televisão, política, entre outras. Quer falar comigo? jesus.brunoaraujo@gmail.com

Ladrão tenta roubar micro-ônibus mas não esperava que sua mãe era uma das vítimas

8 vezes que figurantes roubaram a cena em frente as câmeras