in

Você acreditou? Saiba as 4 ‘fake news’ mais compartilhadas

Reprodução / Paróquia de Aparecida

A cada ano, mais e mais notícias falsas, as chamadas fake news, circulam em maior quantidade nas redes sociais. Com o aumento do número de usuários no Facebook, WhatsApp e afins, maiores são as chances de que as mesmas tenham enorme repercussão. Conheça as 4 fake news mais compartilhadas, algumas de 2018.

1 – Kit Gay

Sem dúvidas, alavancado pelas eleições, o tal kit gay foi amplamente divulgado. O problema é que foi amplamente noticiado, em diversos sites pequenos, que o tal kit foi distribuído nas escolas, o que definitivamente não aconteceu.

2 – Obama terrorista

Um dos fatores que alavancou a candidatura de Donald Trump, presidendente dos Estados Unidos, foi a divulgação, sem nenhum fundamento, de que Obama e a então candidata Hillary eram co-fundadores de um grupo terrorista. Fato é que essa notícia ajudou na eleição de Trump e ainda em 2018, houve quem compartilhasse…

3 – O caso da falsa praticante de magia negra

Fabiane Maria de Jesus foi espancada até a morte por seus vizinhos no Guarujá. O que levou a isso? O retrato falado de uma ‘possível sequestradora’ de crianças que começou a circular nas redes sociais, que usou a sua foto, para criar uma fake news de que ela seria uma praticante de magia negra e sacrificava crianças…

4 – Marcelo de Novaes

Marcelo de Novaes, um corretor de seguros, foi vítima de uma fake news. Ele denunciou que se deparou com vários perfis compartilhando sua foto como sendo a de uma pessoa que atacava mulheres e transmitia o vírus do HIV. Pessoas que o conheceram começaram a enviar mensagens xingado o rapaz.

Written by Bruno Araújo

Trabalho com editoriais para plataformas de notícias há mais de 6 anos, sou formado em engenharia industrial e gosto de escrever matérias sobre futebol, televisão, política, entre outras. Quer falar comigo? jesus.brunoaraujo@gmail.com

Máscara facial feita com sangue menstrual: a nova moda de beleza entre as mulheres

Dentista ensina método natural, simples e eficaz para combater mau hálito; saiba como