in

Conheça os 8 sinais de excesso de estrogênio no seu corpo

brightside.me

O Estrogênio nada mais é o nome dado ao hormônios que tem o seu funcionamento relacionado com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de traços femininos, por exemplo, o controle de controle de pelos no corpo, crescimento dos seios e o clico da menstruação.

Para uma vida saudável é importante tomar cuidado para mantê-lo em seu nível normal e controlado, pois uma grande quantidade de estrogênio no corpo pode ocasionar o surgimento de câncer entre as mulheres. Mas felizmente existem sinais que nos alertam sobre o excesso de estrogênio no corpo, e para que você também possa se prevenir, separamos algumas dicas para você.

Causas do excesso de estrogênio

Há das razões para o aumento do nível de produção de estrogênio de modo natural, uma delas é a puberdade, que geralmente acontece no período da adolescência e a outra é a gravidez. Além disso, a nossa dieta e o próprio meio ambiente pode provocar o excesso desse hormônio. 

Hoje em dia está cada vez mais fácil ter o nível de estrogênio aumentado, pois ele está presente em alimentos que possuem pesticidas tóxicos, herbicidas e hormônios de crescimento. Antes de comprar um produto no supermercado, sempre verifique as informações contidas na embalagem.

Além das causas naturais mencionadas acima, existe outras razões relacionadas com o modo em que vivemos, por exemplo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e medicamentos, doença cardíaca, diabetes, obesidade, hipertensão arterial e estresse. 

Sinais de alto estrogênio no corpo

Se você perceber que o seu corpo libera algum desse sinais que a incomoda, não hesite em ir ao médico para uma análise profissional sobre o assunto. Se o nível de estrogênio estiver acima do normal, você possivelmente sentirá pelo menos um dos sintomas abaixo:

1. Inchaço e sensibilidade nos seios

A maioria das mulheres conseguem sentir as alterações nos seios no período de menstruação ou gravidez, isso acontece porque os seios são bastante sensíveis aos hormônios. Os sintomas de seios doloridos ou inchados mais do que o normal pode ocorrer com o aumento excessivo do hormônio

2. Humor

O estrogênio também tem influência no seu estado mental e emocional, esses sentimentos se assemelham com os da TPM. Você pode se sentir deprimida, ansiosa, e suas emoções podem transbordar sem nenhum motivo.

3. Nódulos fibrocísticos nos seios

Se o seu corpo tiver uma quantidade predominante de estrogênio, seus seios podem ficar irregulares deixando-os doloridos. Neste caso você deve ir ao médico o mais rápido possível se você encontrou nódulos no tecido mamário.

4. Perda de cabelo

Na maioria das vezes este é um problema sofrido pelos homens, mas no caso de excesso de estrogênio, as mulheres também podem sofrer com a queda de cabelo mais do que aconteceria normalmente. Esse sintoma pode causar um estado ainda mais depressivo, pois o cabelo está relacionado com a vaidade da mulher.

5. Aumento de peso

Se você não está comendo mais do que o normal, mas percebeu o ganho de peso, esse pode ser mais um sinal de excesso do hormônio, mesmo estando em dieta você pode sentir o inchaço e a dificuldade para perder peso.

6. Menstruação irregular

A irregularidade na pontualidade do período menstrual é um sinal importante, pois esse ciclo é devidamente controlado pelos níveis de hormônios no corpo. No caso de atraso ou antecedência desse período, seu corpo pode entrar em desequilíbrio e ele pode entrar em colapso.

7.  Exausta o tempo todo

Você se sente exausta o tempo todo? Se você sentir que se sente cansada mais do que o normal sem você ter mudado seu estilo de vida, pode ser que seu corpo está te tando um alerta sobre os níveis hormonais.

8. Sono

O excesso na produção de estrogênio também pode causar insônia e ao mesmo tempo te fazer sentir muito sono durante o dia. Preste atenção em sua rotina, caso ela não tenha mudado é possível que seus hormônios tiveram aumento em seus níveis. 

15 anúncios de supermercado engraçados, mas que não fazem sentido

Esposa ‘gata’ se revolta ao flagrar o marido e a amante juntos; assista o vídeo