in

Aprenda a reconhecer os sinais de alerta da pessoa prestes a tirar a própria vida

Divulgação/Pinterest

Uma extensa carta de despedida publicada no Facebook antes do suicídio mostra que um homem de 21 anos planejava tirar a própria vida, atirando-se do sexto andar de um prédio em Lima, no Peru. Ninguém imaginou sua decisão fatal.

Ele não conhecia a sua família, seus colegas de trabalho e nem seus amigos. Lendo este relato e de muitos casos, a pergunta é: como identificar a pessoa que pretende cometer suicídio? E o mais importante, como evitar um suicídio?

O psicoterapeuta Hans Gutiérrez aponta que o suicídio pode ser evitado com o apoio oportuno de amigos e familiares. “O comportamento suicida é determinado por um grande número de causas complexas, como desemprego, perda de entes queridos, relacionamentos desfeitos, histórico familiar de suicídio, bem como abuso de álcool e drogas e abuso na infância. Se a pessoa apresentar este histórico e também mostrar sinais de depressão, a família e os amigos devem fornecer apoio constante para evitar a decisão fatal”, afirma o especialista. 

O que fazer?

Se você reconhecer alguém com essas características, deve procurar ajuda imediata. Como amigo ou parente você deve ouvi-lo, abraçá-lo, não deixá-lo sozinho, prestar atenção e motivá-lo ou acompanhá-lo a procurar ajuda profissional.

ATENÇÃO

A pessoa que tem a ideia de tirar a própria vida, apresenta um quadro depressivo de tristeza ou irritabilidade profunda, isolamento dos entes queridos, ausência nas redes sociais e falta de apetite.

O suicida acha que sua vida não tem sentido e decide que a melhor solução é não existir, então planeja sua partida. Dessa forma, ele escreve carta de despedida, fecha sua conta de mídia social, doa suas coisas e dizem adeus, esses são outros comportamentos comuns. 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias através do site www.cvv.org.br

Homens que querem ficar ‘bombadões’ a qualquer custo podem acabar produzindo leite; entenda

Santiago 513: o mistério do avião que aterrissou 35 anos após decolar