in

Vasculite: o que é e quais são os sintomas

Divulgação / Angio Cor

A Vasculite é uma patologia rara e autoimune. Numa linguagem simples, é o que acontece quando um vaso inflama, podendo obstruir o fluxo sanguíneo. Se a vasculite não for tratada, o vaso entra em decomposição, pode levar a estruturação de aneurisma e até morte do determinado vaso.

A principal causa da vasculite é a contaminação por bactérias ou vírus; ou por uso indiscriminado de medicação, principalmente as penicilinas, Propiltiouracil, Hidralazina e antibióticos.

Outra causa é por conta do uso de drogas, como cocaína e heroína. Contudo, os médicos apontam que a totalidade das causas ainda não são conhecidas completamente.

Os sintomas da vasculite dependem do vaso atingido, mas no geral são: febre, falta de apetite, perda de peso, mal-estar generalizado, fadiga, cansaço constante, suores noturnos, dores nas articulações e nos músculos, hipotensão, lesões na pele, nódulos pelo corpo, úlceras na pele, inchaço nos membros superiores e inferiores, necrose nos dedos das mãos e dos pés, entre outros.

Tratamento da vasculite

Os médicos angiologistas são os profissionais capacitados para diagnosticar e tratar dos pacientes com a patologia em questão. As vasculites, em alguns casos, pode ser tratadas com o uso de  imunossupressores e corticoides; porém, em casos mais avançados ou graves, a indicação é de internamento para que receba o tratamento mais eficaz,como medicação endovenosa.

A vasculite nem sempre tem cura, mas independente do caso ou do grau de inflamação, o paciente deve procurar tratamento médico o quanto antes. Somente o médico especialista poderá dar um diagnostico preciso e tratamento correto.

Mulher processa fabricante de cama após ser arremessada durante intimidade e ficar paralítica

5 excelentes benefícios da água do mar que você não sabe