in

6 benefícios da cerveja para a saúde; o 5 é surpreendente

Se consumida com consciência, a cerveja pode se mostrar muito eficiente na prevenção de algumas doenças, além de proporcionar benefícios para o nosso corpo. Três ingredientes são a base da mistura que da origem a essa bebida fermentada: água, cevada e lúpulo. Outros ingredientes podem ser usados para dar os mais variados sabores à fermentação

Ao contrário do que muitos acreditam, a cerveja apresenta baixíssimo teor calórico, além de possuir nutrientes que possibilitam a inclusão da bebida em uma dieta saudável.

Jesus Roman Martinez, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madrid, afirma: “A cerveja é uma bebida tradicional que, além de fornecer certos nutrientes e não nutritivos, é uma fonte de água para o corpo. Sendo uma bebida fermentada, faz parte da cultura mediterrânica, tendo sempre em conta que é uma bebida adulta saudável cujo consumo deve ser responsável e moderado”.

O especialista ainda aconselha que, para que se mantenha a cerveja incluída em uma dieta saudável, o consumo deve ser de 2 a 3 para um homem adulto e 1 a 2 para uma mulher. Conheça aguns dos benefícios da bebida.

1. Prevenção contra ataque cardíaco

“Ela poderia evitar a oxidação das células, aumentar a quantidade de colesterol HDL (bom) e proteger contra lesões associadas ao enfarte agudo do miocárdio”, diz Roman.

Estudos apontam que beber cerveja reduz o risco de doença cardíaca isquêmica, favorece a função cardíaca e pode ter efeito anti inflamatório que contribui para a redução do risco cardiovascular.

2. Menos infecções em mulheres

O álcool em excesso tem efeitos nocivos à saúde, entre eles, o comprometimento do sistema imunológico. No entanto, o consumo moderado pode melhorar a resposta do corpo contra organismos causadores de doenças infecciosas.

3. Nutrir

Por seus ingredientes totalmente naturais, a cerveja é um alimento saudável. Roman aponta que a bebida contém variadas substâncias nutritivas, como as vitaminas B e uma pequena percentagem de hidratos de carbono e álcool.

4. Proteção contra doenças como o Alzheimer

O silício presente na bebida pode estar diretamente ligado à proteção de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer. Isso ocorre porque reduz a biodisponibilidade do alumínio no plasma e no tecido cerebral, ligada a algumas patologias neurodegenerativas importantes.

5. Prolongar a vida

A cerveja é composta por mais de 2.000 componentes que fazem com que o líquido tenha propriedades antioxidantes. O que implica em uma proteção do corpo contra a oxidação e o envelhecimento celular quando a bebida é consumida com moderação. Isso atrasa ou até mesmo evita o aparecimento de algumas doenças degenerativas.

6. Ossos mais saudáveis

Os ingredientes tais como o silício, o que oferece densidade aos ossos, prevenindo a perda óssea, ou fitoestrogênios, associados com melhoria dos sintomas da menopausa e prevenção de osteoporose, estão presentes na cerveja. De fato, cada vez mais dados sustentam que o consumo de cerveja leve a moderado pode reduzir o risco de fraturas e osteoporose.

Written by Higor Mendes

Corretor de Imóveis, cursou até o 3º semestre de Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural da Amazônia e atualmente é graduando em História na UNP. Apaixonado por História da Segunda Guerra Mundial, Política, Futebol e curiosidades em geral.

Após 21 anos, veja como estão os primeiros sétuplos saudáveis do mundo

7 casais formados no BBB e que estão juntos até hoje