in

Anvisa alerta: remédio muito usado no tratamento da hipertensão pode causar câncer

Divulgação/Veja

A hipertensão arterial é uma doença séria que pode trazer danos graves ao portador. A doença não tem cura, mas possui tratamento que visa controlar a pressão do paciente. A Anvisa- Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou na última terça-feira (4), um alerta sobre um medicamento muito usado por portadores da enfermidade. 

O remédio é usado para ajudar no tratamento da pressão alta. No entanto, a medicação pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele não-melanoma. O efeito seria decorrente do uso cumulativo do hidroclorotiazida.

Esse medicamento tem ação diurética, sendo muito usada para auxiliar no tratamento da hipertensão arterial, pois ajuda a controlar edemas. “A descoberta foi realizada por meio de estudos epidemiológicos que demonstraram uma associação dose-dependente cumulativa (que ocorre quando a quantidade utilizada de um determinado medicamento está diretamente relacionada com seus efeitos) entre o medicamento em questão e o câncer de pele não-melanoma”, informou a Anvisa.

Uma das pesquisas também encontrou uma possível associação entre câncer de lábio devido ao uso do mesmo medicamento. A explicação é que a ação fotossensibilizadora da hidroclorotiazida acabam facilitando que a pele absorva a substancia. Atuando desta maneira como possível mecanismo do tumor maligno.

Para aceitar como verdade o estudo, a Anvisa considerou a recomendação do EMA – Comitê de Avaliação de Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia de Medicamentos.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é uma doença grave e tem como característica o aumento do nível de pressão sanguínea dentro das artérias. A enfermidade faz com que o coração precise fazer um esforço maior do que o normal para distribuir o sangue pelo corpo.

A doença é um dos principais fatores de risco que podem provocar o AVC – Acidente Vascular Cerebral, infarto, aneurisma, além de insuficiência renal e problemas relacionados ao coração.

O que está por trás da morte misteriosa do casal ‘Romeu e Julieta’ do Instagram?

Os 7 recordes mais estranhos já registrados no Guinnes Book; o 6 é assustador