in

Pai que cuida do filho não ‘ajuda’, exerce função de PAI; veja o que dizem especialistas

Divulgação/amentemaravilhosa
Publicidade

É muito comum que as mulheres assumam a criação dos filhos, por motivos culturais e até mesmo devido a costumes familiares e uma tendência de acreditar que a responsabilidade é exclusivamente das mães. Porém, as coisas não são bem assim. 

A ciência já comprovou que a presença ativa do pai na criação dos filhos é extremamente necessária. Além disso, traz muitos aspectos positivos no desenvolvimento das crianças, pois esses momentos ficam guardados por toda vida adulta.

Publicidade

A verdade é que pai não ‘ajuda’, não faz ‘gentileza’, ele está exercendo sua função de paternidade. Educar os filhos é uma atribuição tanto da mãe, quanto do pai. Educar o filho é dever dos pais, a responsabilidade com os cuidados, como a troca de fralda, banho, alimentar e educar é uma função dos dois.

Os pais devem criar uma rotina e ir intercalando o cuidado com as crianças. Esse detalhe promove benefícios para a família toda. Se toda família tivesse o hábito, os homens acabariam sendo mais próximos dos filhos. Existe um aspecto de grande importância na presença do pai na educação dos filhos, as mudanças cerebrais.

Publicidade

Uma pesquisa feita pela Universidade Bar-Llan, em Israel, constatou que pai que auxiliam nos cuidados dos seus filhotes acabam desenvolvendo as mesmas mudanças no cérebro. Os pais foram submetidos a exames que avaliaram comportamento e também o cérebro. A pequisa concluiu que os homens que auxiliam efetivamente no cuidado dos filhos apresentaram atividade cinco vezes mais intensa nas amígdalas do que os outros. Isso quer dizer que a sensibilidade aumentou.

A ocitocina, que é também conhecida como hormônio do amor, também apresentou um aumento, comprovando dessa maneira que manter uma ligação com os filhos apresenta vantagem para todos.

Publicidade

Written by Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. "Busco levar a vida seguindo o manual do criador, a Bíblia".

Next post

‘Big Brother Brasil’: assista aos videos dos maiores barracos das edições do reality

Vaca faz sucesso após dar “voadora” em motociclista; assista