in

Veja como funciona o pino que avisa quando o peru está pronto

DNY59/ISTOCK

Clima natalino no ar, árvores, luzes e o bom velhinho invadindo a cena! Esta é a época em que as famílias se reúnem e promovem a harmonia. Mas parou para pensar sobre como é cheio de curiosidades o período mais encantador do ano?

A mente do ser humano é capaz de fazer todo tipo de pergunta sobre o mundo em que vivemos. De pequenas a grandes coisas, muitas vezes somos pegos se perguntando sobre como algo foi criado, por quem foi criado e qual o motivo daquilo ser utilizado.

Assim acontece com o pino que vem na parte do peito do peru, na qual alerta o momento certo para a dona de casa tirar a ave do forno. Chegando aos 85°C, ponto indicativo para cozimento da carne, o pino salta e anuncia que é a hora de tirar a ave.

O questionamento fica quando se pergunta sobre como o pino sabe o momento certo de entrar em ação. A resposta é: ele fica preso a uma peça de metal que derrete com facilidade. Em liquefação, passa a deixar de prender o pino, ficando tensionado por uma mola, que acaba se projetando para fora em seguida.

A invenção é norte-americana e nasceu na reunião do Conselho Consultivo de Produtores de Perus da Califórnia, nos Estados Unidos. Como muitas donas de casa estavam esturricando o frango no Dia de Ação de Graças, um homem teve a ideia de criar o elemento.

Eugene Beals imaginou um simples aparato que pudesse resolver a situação. Já seu colega, membro do comitê, Goldy Kleaver, teve a brilhante ideia do pino quando reclinou a cadeira, direcionou seus olhos para o teto e observou os sprinklers. O objeto é conhecido como esguicho de água. Usando o mesmo mecanismo que o sprinkler, ele criou o pino, que hoje salva muitas pessoas na hora de saber se o peru está no ponto.

Leia Também

Written by Thiago Santana

É redator do Grupo i7 Network, estudante de jornalismo e chocolatra.

Next post

Veja como estão estas 9 ex-panicats depois que o Pânico saiu do ar

‘Criança demoníaca’? Vídeo gravado em avião mostra menino gritando por 8 horas durante voo