in

Alerta para o verão: bebê sofre queimaduras graves após exposição ao sol e imagem é de partir o coração

Divulgação/G1

O verão chegou e as temperaturas estão extremamente quentes. Por esse motivo, é muito importante tomar cuidados especiais durante a exposição ao sol.  

O caso de um bebê de apenas cinco meses serve de alerta para os pais. A criança precisou ser internada, depois de ter sofrido queimaduras provocadas pela exposição ao sol. Na ocasião, o caso foi acompanhado pelo Conselho Tutelar da região. Os próprios vizinhos teriam feito a denúncia ao Conselho.

O bebê teve queimaduras de 1º e 2º graus, praticamente no corpo todo. Após receberem a denúncia, os conselheiros chegaram à residência e puderam perceber a vermelhidão no corpinho do garoto. O pai, de 23 anos, e a mãe, de 15, afirmaram que as manchas no filho eram devido à alergia e que ele havia sido medicado.

Os conselheiros solicitaram a receita expedida pelo médico, foi quando a avó contou que as manchas seriam queimaduras e que o neto não foi levado ao médico, porque não tinha certidão de nascimento. A avó relatou que a mãe havia deixado a criança dormindo em uma varanda, exposta ao sol, por volta do meio-dia.

Após ser encaminhado para atendimento médico, os profissionais constataram a queimadura e começaram o tratamento. O bebê precisou ser internado para tratamento. Após quase 24 horas, o pequeno recebeu alta.

O menininho se recuperou bem das queimaduras. Os pais da criança responderam pelo crime de maus tratos. No período das investigações, o bebê ficou sob a responsabilidade da avó paterna.

Como prevenir esse tipo de incidente?

Por ter uma pele fina e pouca imunidade, bebês não podem ser expostos diretamente ao sol por muito tempo. Também, a maioria dos protetores são recomendados para uso a partir dos 2 anos, o que impossibilita a exposição contínua. Para melhor saúde do pequeno, não passe mais de 15min em ambiente aberto com luz solar direta.

Para crianças a partir dos dois anos, o uso de protetor solar é indispensável, além disso, é muito importante a ingestão de água para que o corpo possa se manter hidratado. Vale ressaltar que, com os pequenos, esses cuidados devem ser redobrados e até blusas térmicas (com proteção) devem ser consideradas indispensáveis. Também deve ser evitado tomar sol entre 10 e 16 horas, pois nesse período a exposição pode provocar danos à saúde.

Leia Também

Written by Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. "Busco levar a vida seguindo o manual do criador, a Bíblia".

Next post

Médicos declaram que bebê morreria em 9 meses, então babá faz algo que ninguém esperava

Homem larga esposa para ficar com o sogro