in

Doença comum pode te deixar infértil e você não sabia

Reprodução / ibrra

Sabe-se que, durante o período de menstruação, mulheres podem apresentar diversos distúrbios que afetam a qualidade de vida delas. O mais conhecido deles é a tensão pré-menstrual,  que caracteriza-se por muitos sintomas físicos e sintomas psicológicos. No entanto, dores muito intensas em forma de cólicas podem indicar que exista muito mais perigo do que as costumeiras dores pré-menstruais.

A Doença

O endométrio envolve a parede interna do útero. É um revestimento muito sensível as mudanças dos ciclos menstruais. Quando não há fecundação, uma boa porção dele é retirada durante a menstruação. O que não for eliminado volta a crescer e o processo se repete.

A endometriose é uma afecção inflamatória causada por células que compõem o endométrio e não são eliminadas. Como permanecem no corpo, elas se deslocam no sentido contrário e acabam caindo na cavidade abdominal ou nos ovários, onde ocorre a multiplicação delas e sangram novamente.

Sintomas

A endometriose pode não apresentar sintomas. No entanto, a maioria das pessoas que a possuem apresentam dismenorreia, ou seja, cólica menstrual que, com o avanço da enfermidade, aumenta a sua intensidade podendo até incapacitar as mulheres de executarem as suas atividades cotidianas, dispareunia (dor durante as relações sexuais), dores e sangramentos intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade de engravidar (infertilidade).

Tratamento

A endometriose costuma regredir na menopausa devido a queda de produção dos hormônios femininos. As mulheres jovens podem recorrer a medicamentos que impedem a menstruação. Lesões mais profundas devem ser retiradas por cirurgia. Vale lembrar que é de suma importância a ida ao ginecologista.

Recomendações

Cólicas menstruais nem sempre são sintomas naturais na vida das mulheres. Busque passar por um ginecologista e descreva detalhadamente o que sente para que possa ser diagnosticada, caso exista algum problema. Inicie as medicações o mais cedo possível e saiba que a fertilidade pode ser recuperada com o tratamento adequado.

Leia Também

Written by Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.

Next post

Milagre: mulher sai de mar de lama e sobrevive em vídeo emocionante

Donald Trump pode se tornar o anticristo e você não percebeu; conheça os motivos