in

5 fakes sobre a tragédia de Brumadinho (MG) que viralizaram e você nem sabia

Globo/ Montagem Rômulo Nogueira

Durante o programa Mais Você desta terça-feira (29), a apresentadora Ana Maria Braga mostrou cinco fake news que estão sendo compartilhadas relacionando-as a tragédia de Brumadinho.

Em casos de acidentes como esses, muitas fotos vão sendo compartilhadas, sem que ao menos tenha uma verificação em torno delas.

Durante o programa, Ana Maria mostrou cinco notícias, entre fotos e vídeos que estão sendo compartilhadas, mas que não tem nenhuma relação com o rompimento da barragem. Confira a seguir quais são as cinco fake news mostradas pela atração.

1- Homem abraçando bombeiro todo enlamaçado


Na imagem, um homem aparece abraçando o bombeiro é real, mas o caso não aconteceu em Brumadinho (MG). Apesar de ser em outra região de Minas Gerais, em Pato de Minas, o moço em questão, foi resgatado, após cair dentro e uma cisterna de 17 metros. Na época, ele sofreu apenas algumas escoriações. O caso aconteceu no ano de 2001.

2- Pessoas sujas de lama


A foto, na verdade, faz parte de uma apresentação, que aconteceu no Encontro Nacional de Mulheres Rurais, em Brasília. O evento realizado em 2013, serviu para discutir a exploração das mulheres nas áreas rurais.

3- Imagem chocante de mulher gritando coberta de lama


A foto, na verdade, se trata de uma celebração do dia da lama. O click foi feito em 2008, em Michigan, nos Estados Unidos. O nome da moça que aparece na imagem é Alyssa Braun. Na época ela tinha apenas 12 anos.


4- Vídeo mostrando rompimento da Barragem de Brumadinho 


As imagens não têm nada a ver com a tragédia de Brumadinho. Na verdade, as imagens mostradas mostram o momento em que parte das obras de uma usina hidrelétrica em Sinop (MT), desaba. O acidente foi gravado em outubro de 2015.


5- Outro vídeo do rompimento da barragem

 

Esse vídeo é mais fake ainda, pois, não tem nada a ver com Brumadinho (MG). Na verdade, se trata do rompimento de uma barragem em Laos, no sudoeste da Ásia, em 2017.

Leia Também

Written by Rômulo NC

Ator, youtuber e redator, Rômulo N.C é formado pela casa de artes cênicas Recriarte e sempre atuou como escritor de diversos sites.

Next post

Donald Trump pode se tornar o anticristo e você não percebeu; conheça os motivos

Caixão com defunto dentro cai em cima de coveiro durante enterro; veja o vídeo