A sexualidade é muito importante na vida de qualquer ser humano adulto, a intimidade é uma necessidade fisiológica, mas manter uma relação íntima conscientemente é de extrema importância, pois por meio dessa prática pode-se adquirir uma série de doenças que são transmissíveis e podem levar a morte, por isso prevenção é a melhor coisa a se fazer.
Quais doenças podem ser transmitidas na relação íntima entre mulheres
Você sabia que a relação íntima entre duas mulheres também pode ocasionar doenças? Isso mesmo! Ao contrário do que muitos pensam, mesmo que não tenha penetração a relação íntima precisa ter prevenção. A ignorância a respeito do tema tem vitimado muitas mulheres a contrair doenças que por muitas vezes são incuráveis.
No quesito IST, a relação íntima entre mulheres não difere de nenhum outro, se não houver proteção qualquer doença pode ser transmitida na relação íntima, são elas: herpes, sífilis, gonorreia, clamídia, HIV e contrariando o que muitas pensam HPV.
Mudança do termo DST para IST
O termo DST foi substituído por IST, isso se deu devido ao erro de nomenclatura sugerido em Doença Sexualmente Transmissível, quando nos referimos a doença queremos dizer enfermidade que dá sinais no corpo de que estão se proliferando. Infecções Sexualmente Transmissíveis é o termo mais correto, pois uma infecção nem sempre avisa que está lá.
Exames periódicos e idas ao ginecologista pelo menos a cada seis meses é de extrema importância, ainda mais se sua vida íntima for ativa tanto com homens quanto com mulheres.
A prevenção é o fator mais importante para que doenças tão horríveis não sejam disseminadas na população, seja consciente e busque orientação médica. E lembre-se, qualquer relação precisa de prevenção.