in

Alerta! Beber cerveja aumenta picadas de mosquito da dengue, revela especialistas

G1 / Boteco / Montagem: Nado Calegari

O Brasil segue como um dos países em que as pessoas mais bebem cerveja em todo o mundo, cerca de 70 litros por pessoa durante o ano. É certo afirmar que no verão esse consumo aumenta muito, pois por ser a estação mais quente do ano as pessoas sempre pedem uma bem gelada.

Mas é preciso ficar em alerta, pois segundo especialistas o consumo em excesso da bebida pode aumentar o número de picadas do mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e malária. 

O caso é tão preocupante que o professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Brisola Marcondes, comenta sobre dois estudos que foram feitos no Japão e em Burquina Faso, que confirmam que ingerir cerveja atrai mais mosquitos para quem a consumiu. 

Sendo assim, a bebida aumenta o número de picadas de mosquitos que se alimentam de sangue e que transmite doenças em quem a ingeriu, aumentando por conseqüência o aumento do risco de infecções por essas doenças. 

Na pesquisa realizada no Japão foi testada uma dose de 350 ml de cerveja de cevada para a atração de um mosquito parente do Aedes. Já em Burquina foi dada uma quantidade não informada da bebida feita de sorgo para verificar em um mosquito transmissor da malária. 

Marcondes revela que nos dois estudos foi perceptível o aumento na atração desses insetos, além disso também foi constatado que o ao sugar o sangue de quem ingeriu a bebida, os mosquitos tiveram um maior estímulo de voo. Para finalizar, o professor disse que os pesquisadores supõem que a cerveja produz um maior número de cairomônios, que atrai mais mosquitos.

Leia Também

Written by Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nardo_sp@hotmail.com .

Next post

Filha perde visão por conta do uso de celular, e pai comove com relatos após milagre acontecer

Segundo pesquisa, as mulheres traem mais do que os homens