in

Cuidado! Especialistas afirmam que gravidez pode ser ‘contagiosa’

G1

Os seres humanos são tão sociáveis que os impactos sobre o comportamento pode ser muito influenciado dependendo com quem a pessoa convive. Esse fato pode ser maior do que se imagina, inclusive, com relação a gravidez.

Especialistas publicaram na American Sociological Review, um estudo com os dados de 1720 grávidas com mais de 15 anos de idade, no qual foi constatado que quando uma mulher tem uma amiga próxima grávida, as suas chances de engravidar são muito maiores.

Esse risco aumenta ainda mais quando uma mulher descobre que a sua amiga está gestante, e tem um pico dois anos depois do parto, diminuindo logo após isso, segundo dados do estudo de 2014. Os estudiosos também têm algumas teorias sobre os motivos pelos quais isso pode acontecer.

Eles acreditam que as pessoas se comparam com outras em um círculo social e que isso é inevitável, sendo assim, quando uma amiga próxima fica grávida, a mulher começa a se sentir mais confortável e começa a ter o desejo de ser mãe, já que ela pode tomar base nas experiências de outras grávidas.

Outra teoria tem relação ao fator econômico. Quando as amigas tem mais de um filho em um curto espaço de tempo elas podem se ajudar no cuidado das crianças, além de compartilhas as experiências e descobertas que essa nova etapa da vida proporciona.

Portanto, o que o estudo concluiu é que as mulheres sentem uma maior necessidade de engravidar e se sentem mais seguras com isso quando elas tem experiências positivas com suas amigas ou outras pessoas que fazem parte do seu círculo social.

Leia Também

Written by Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nardo_sp@hotmail.com .

Next post

Dar a luz a um menino afeta muito mais o corpo da mãe do que a uma menina, dizem médicos

Atenção vovós: cuidem dos seus netos para viver mais; entenda o motivo